data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Especial)
Na escola Aracy Barreto Sacchis, a eleição foi suspensa e, agora, passa por investigação da Comissão Eleitoral Municipal
As mais de 70 escolas municipais de Santa Maria estão em processo eleitoral para a escolha de uma nova equipe diretiva, composta por diretor e vice-diretor, para a gestão 2022-2024. As votações ocorrem na próxima segunda-feira, dia 22, e podem votar professores, funcionários concursados, pais ou responsáveis, e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ou maiores de 12 anos.
Desde que teve início a campanha eleitoral, no dia 8 de novembro, somente em uma instituição de ensino houve problemas nas chapas que concorrem ao pleito. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Aracy Barreto Sacchis as eleições foram suspensas, na última sexta-feira, devido a suspeitas de irregularidades.
De acordo com a presidente da comissão eleitoral na escola, Clarice Ramos Korber, as denúncias recebidas estavam relacionadas ao não cumprimento de alguns itens, como o uso correto das redes sociais e a maneira como professores, pais e alunos estavam sendo abordados durante a campanha. Todas as denúncias foram repassadas à Comissão Eleitoral Municipal, que vai analisar o caso. Segundo a coordenadora da escola, Mari Sandra Caino, não foi informado qual chapa está sob investigação, havendo apenas a notificação à escola. Ainda segundo ela, os representantes das chapas não estão autorizados a falar.
Conforme a Comissão Eleitoral Municipal, as denúncias precisam ser apuradas e avaliadas de acordo com o edital e demais normativas que regem o processo. A comissão salienta que as eleições não foram desconstituídas, apenas suspensas. Com isso, a data de eleição na escola segue indefinida.